Anos Finais do Ensino Fundamental: os desafios do PNLD 2024

26 de julho de 2023


O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2024 vai atualizar os materiais didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Uma das novidades desse programa fica por conta dos livros digitais interativos, que deverão trazer em seus conteúdos arquivos de áudios, vídeos, atividades gamificadas e infográficos. E, por mais que a inclusão de tecnologia nas salas de aula da rede pública seja muito bem-vinda, ainda assim, existem barreiras na distribuição e na utilização desses materiais, tanto por professores quanto pelos estudantes.

Garantir acesso à tecnologia

Em outras postagens do blog, falamos sobre a importância da educação midiática e dos seus benefícios para o aprendizado, tanto na perspectiva dos alunos quanto do ponto de vista dos educadores, que precisam estar preparados para acessar e trabalhar com os livros didáticos digitais.

Ainda temos mais dois atores que devem ser considerados na apropriação da cultura digital em sala de aula: a escola e o poder público. Isso porque ambos têm o dever de oferecer a estrutura física para o uso da tecnologia educacional.

Anos finais do ensino fundamental: crianças com tablet e notebook em sala de aula.
Fonte: Freepik

Mudanças necessárias

Uso da tecnologia em sala

Com os anos de pandemia, os profissionais da educação tiveram que reformular as aulas para o sistema remoto. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, distribuiu, até maio de 2021, mais de 200 mil tablets para estudantes da rede básica de ensino público. Esse movimento chamou a atenção do Supremo Tribunal Federal (STF), que, no final do mesmo ano, determinou o cumprimento da Lei nº 14.172/2021 que garante a entrega de tablets e internet em todo o território nacional.

Com o PNLD 2024, surge mais uma oportunidade de estruturar as salas de aula para o melhor aproveitamento dos materiais didáticos, como o caso do Projeto de Lei 4.513/2020, transformado na Lei nº 14.533/2023, que amplia o acesso à tecnologia nas frentes de “inclusão digital, educação digital, capacitação, especialização digital e pesquisa digital”, segundo a Agência Senado.

Formação para professores

Além de serem paramentados com equipamentos e conteúdos tecnológicos, os professores precisam realizar formações que os preparem para utilizar seus novos recursos pedagógicos com destreza. Alguns dos temas que podem ajudar nessa nova fase dos Anos Finais do Fundamental são:

  • Como aplicar a gamificação na explicação de assuntos complexos;
  • O funcionamento dos livros digitais e interativos;
  • Os benefícios da Inteligência Artificial (IA);
  • Como fazer o uso do ChatGPT como ferramenta de ensino. Baixe um e-book sobre este tema aqui.

Cada um desses assuntos pode potencializar o plano de aula e facilitar o entendimento sobre os novos materiais didáticos.

Outro fator importante é a realização de conversas e treinamentos dentro das instituições de ensino para aprofundar o conhecimento sobre os objetos presentes no Edital do PNLD 2024.

Preparando os estudantes

Com tantas novidades, sabemos que as primeiras semanas serão de adaptação para os estudantes. Por isso, separe um tempo para apresentar e explorar o livro digital.

Além disso, o “Metaverso Educacional de Bolso – Conceitos, reflexões e possíveis impactos na educação”, de Helena Poças Leitão e Francisco Tupi, pode ser o seu guia para explorar as possibilidades da tecnologia aliada à Educação.

Para conhecer o novo formato dos materiais didáticos de acordo com o Objeto 1 do PNLD 2024, acesse as nossas Coleções Didáticas.

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