Como os contos podem impulsionar o plano de aula

17 de novembro de 2023


São tantos os assuntos que podemos abordar em sala de aula que se torna imprescindível ter um material para reforçar os aprendizados de disciplinas e desenvolver as competências socioemocionais, como os contos e outras literaturas.

O poder dos contos em sala de aula

Como os contos possuem histórias curtas, com poucas reviravoltas no enredo – mas cheias de emoção com começo, meio e fim – esse gênero literário pode servir como um complemento dos estudos em sala de aula.

Com sua simplicidade, os estudantes podem aprender sobre a criação e desenvolvimento de grandes enredos e storytelling, enquanto se aprofundam em contos de:

  • Aventura;
  • Suspense;
  • Terror;
  • Romance;
  • Conto de fadas;
  • Fantasia.
Fonte: Envato

Atividades para compreensão e prática

Para impulsionar o seu plano de aula, liste os assuntos que gostaria que os contos abordassem para sempre se manter alinhado ou alinhada na seleção dos títulos. Em sala de aula, mostre suas escolhas para os estudantes e fale sobre a sinopse de cada história.

Separe a turma em pequenos grupos para que eles possam escolher os contos que despertaram o interesse em comum e permita que eles leiam a história e compreendam as mensagens escondidas no enredo.

Depois desse primeiro momento, os estudantes precisam estruturar uma pequena peça teatral com base na trama, dando ênfase para os personagens, suas falas e os conflitos em cena.

Outra ideia, é desenvolver uma narrativa escrita que dê continuidade à história de um ou mais personagens, considerando os assuntos selecionados pelo docente.

Contos para todas as idades

Para te auxiliar na escolha, separamos alguns contos escritos pelos escritores da Editora do Brasil. Confira:

Contos modernos e de artimanha: Sala 1208, Caio Tozzi

 

Em “Sala 1208”, do autor Caio Tozzi, acompanhamos o ponto de vista de oito estudantes do Colégio Vivência ao receber a notícia sobre o encerramento das atividades da instituição. Em meio aos próprios dilemas e preocupações da adolescência, os personagens descobrem que a vida pode ser intensa, misteriosa, bonita, feia, alegre, triste… Tudo ao mesmo tempo.

 

Contos de animais e aventura: Splish, splash!, Isabel Otter

 

Em “Splish, splash!”, escrito por Isabel Otter, encontramos uma leitura interativa que leva o leitor a encontrar elementos escondidos para complementar as aventuras do personagem Peixinho em seu habitat natural, além de estimular os sentidos e incentivar o hábito de leitura.

 

Contos maravilhosos: Enquanto seu lobo não vem, Telma Guimarães

 

Enquanto seu lobo não vem”, de Telma Guimarães, possui uma trama fantasiosa e cheia de imaginação. A autora cria uma narrativa divertida, envolvendo pequenos leitores em alfabetização no mundo das cantigas e parlendas do repertório cultural brasileiro. Com foco na cantiga infantil de mesmo nome do livro, o conto incentiva explorar o desconhecido, enfrentar medos e descobrir e respeitar a nós mesmos.

 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h