Cultivando a automotivação na Educação Infantil

10 de junho de 2021


Na Educação Infantil, proporcionar espaço e autonomia para aprender brincando pode ser a chave para promover um verdadeiro amor pela aprendizagem ao longo da vida. Porém, há muito é alimentada a noção de que uma das principais funções do professor em sala de aula é ser o centro motivador, por meio de um sistema de recompensas e punições.

Conheça: Portal de Educação Infantil!

O interessante é que, quando perguntado a muitos profissionais, principalmente aos próprios educadores, o que mais os motiva a seguir na profissão não é o dinheiro ou outras ‘recompensas’. Afinal, fosse o dinheiro o elemento decisivo de motivação, a maioria poderia ser mais feliz em outras profissões. A questão é que o que move os professores, em geral, é a própria vocação e amor pela profissão.

Um artigo publicado na Harvard Business Review cita uma pesquisa que descobriu que a maioria das pessoas se sente assim. Embora mais dinheiro e outros incentivos sejam sempre bem-vindos, a maioria dá o melhor de si quando está automotivada, em vez de motivada extrinsecamente. 

O que isso significa para os professores da Educação Infantil? 

Significa que, se o docente da Educação Infantil quiser que seus alunos sejam automotivados, o caminho é confiar neles e conceder-lhes o máximo de autonomia possível. O cérebro humano é projetado não apenas para aprender, mas também para decidir “o que, quando e como aprenderá”. Quando confiamos nas crianças o suficiente para fazer e responder às suas próprias perguntas, assim como explorar suas paixões, cada uma revela o que seu cérebro decidiu que mais precisa ou deseja aprender. Educadores que entendem seu papel como facilitadores no lugar de instrutores, descobrem que permitir que as crianças sejam donas de seu aprendizado leva a um envolvimento mais ávido e produtivo. 

Abra espaço para erros

Nesse processo de ceder mais espaço à autonomia infantil, é importante que as crianças não vejam o fracasso como um ponto final, mas como um começo, ou seja, um lugar para crescer. Ver o desafio como uma oportunidade de aprender e se tornar uma pessoa mais forte é uma parte fundamental para a resistência cognitiva. Não apenas para sobreviver ao estresse ou desafio, mas para prosperar.

Um outro estudo, publicado pela American Psychological Association, apontou que quando as crianças sentem raiva, são mais propensas a usar estratégias inovadoras de resolução de problemas quando confrontadas com um novo desafio. Emoções negativas, especialmente frustração e raiva, podem servir para alimentar a automotivação necessária para perseverar. A reflexão sobre suas ações e seus erros é exatamente como o crescimento acontece. Especialmente o crescimento interno. 

BANNER_EDUCA EI

Estratégias para fomentar a automotivação na Educação Infantil 

Fomentar a automotivação pode ser difícil na Educação Infantil, uma vez que decorre de desejos individuais. No entanto, há algumas técnicas simples para  começar a desenvolver essa habilidade:

  • Demonstre entusiasmo e interesse pelos assuntos, a fim de deixar as crianças animadas para aprender;
  • Crie projetos e atribuições que elas possam personalizar de acordo com seus interesses, para aumentar a disposição em seguir o processo educacional;
  • Elogie-as com frequência (de forma justa) e forneça críticas construtivas conforme necessário.

Fonte: How Play Helps Cultivate Self-Motivation in Preschool.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h