É possível dar aulas criativas de Matemática?

23 de setembro de 2022


Você, professor, tem pensado em como dar aulas criativas de Matemática, cálculo, álgebra e outros conceitos dessa área do conhecimento? Será que é possível aprender tudo isso de forma divertida? Vem que a gente tem a resposta!

É possível aprender Matemática de forma divertida?

A essência interdisciplinar do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem alterado a maneira com que se exigem conceitos e habilidades matemáticas dos alunos. Não são “apenas” contas e fórmulas que precisam ser desenvolvidas nas provas, mas, sim, a leitura, compreensão do texto e a habilidade em encontrar a ferramenta necessária para solucionar o problema apresentado.

 

Assim, a Matemática pode ser um assunto de sucesso ou fracasso para os alunos. Quando se trata de aprendê-la, muitas vezes não há meio termo, e isso a torna uma matéria difícil para muitos aprenderem e até para os professores ensinarem.

Para ajudar os estudantes a dominarem em sala de aula com confiança para transferir essas habilidades para situações da vida real, para os exames vestibulares e futuramente a vida adulta, os educadores devem encontrar maneiras de ensinar melhor o assunto. Uma das melhores é investir no bom e velho material didático de qualidade. 

 

Aulas criativas de Matemática: invista em materiais envolventes

Ou seja, para dar aulas criativas de Matemática use materiais divertidos e envolventes. Principalmente os professores que trabalham com alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, fase decisiva e que antecede os dilemas do Ensino Médio, devem fornecer materiais divertidos, inteligentes e que desafiem o senso  crítico de cada um.

Muitos jovens são aprendizes extremamente visuais e ter objetos tangíveis com o livro didático os ajudará a obter uma melhor compreensão dos conceitos matemáticos que estão sendo ensinados.

Foi justamente essa percepção de abordar e cobrar os estudantes que motivou o renomado autor de livros didáticos, Luiz Roberto Dante, a lançar pela Editora do Brasil a coleção que serve de apoio, tanto ao professor quanto ao aluno, na hora dos estudos: Raciocínio Lógico e cálculo mental: Atividades de Matemática.

 

Coleção Raciocínio e cálculo mental – Atividades de matemática

Raciocínio e cálculo mental: Atividades de Matemática é uma coleção inovadora em todos os sentidos, que traz muito mais do que exercícios de Matemática: ela apresenta atividades desafiadoras e motivadoras que desenvolvem, na estruturação do pensamento do aluno, ferramentas essenciais para resolver problemas de forma criativa – tudo isso trabalhando sob a perspectiva do letramento matemático.

Essas atividades envolvem Números e Ooperações, Geometria, Grandezas e Mmedidas, Estatística, Sequências, entre outros assuntos que contemplam habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Destinada a professores que desejam conteúdos adicionais além do principal material adotado (livro didático, sistema de ensino ou obra da própria escola), Raciocínio e cálculo mental: Atividades de Matemática é ideal para auxiliar na aprendizagem dos processos matemáticos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com intenção e qualidade.