Meditação na escola: como melhorar a atenção dos alunos com a prática

9 de abril de 2019


Por Agência Bowie – Editora do Brasil 

Sabemos que a rotina nas escolas pode ser, muitas vezes, exaustiva demais para professores, alunos e demais profissionais que lá trabalham. São muitos fatores que interferem nesse dia a dia e que inevitavelmente acabam prejudicando o mais importante: o aprendizado dos estudantes. Por isso, a busca por métodos que aliviam esse estresse e melhoram a atenção dos alunos é sempre bem-vinda. E a meditação na escola pode ser um deles.

Porvir, agência de notícias voltada para a área de Educação, ouviu alguns relatos de como a meditação na escola pode funcionar na prática. Segundo a matéria, publicada em março de 2019, os alunos da Escola Básica Municipal Henrique Veras, em Florianópolis (SC), começam o dia sempre com cinco ou dez minutos de meditação. Sentados em posição confortável e coluna reta, os estudantes unem o polegar e o indicador, ou espalmam as mãos sobre o rosto com os olhos fechados e treinam a respiração.

Depois, repetem as frases em voz alta: “Eu estou em paz, minha família e meus amigos estão em paz, a nossa escola está em paz, o lugar onde eu moro está em paz, o nosso país e o nosso planeta estão em paz”. Esse método de meditação faz parte do programa da ONG Mente Viva.

Meditação na escola: conheça o programa Mente Viva
A ONG Mente Viva oferece conteúdo educativo gratuito sobre práticas e exercícios meditativos e já alcançou 42 mil crianças e adolescentes brasileiros. Com materiais em formatos de livros, áudio e vídeo, o trabalho da ONG possui explicações sobre como fazer exercícios meditativos, cognitivos e emocionais. Para recebê-los, basta fazer um cadastro no site da instituição.

Ainda segundo a ONG, todo educador é capaz de conduzir o processo, sem precisar de experiência prévia ou formação especial. Também não é necessário nenhum recurso extra para o funcionamento do programa. Alguns dos métodos incluem o uso de música clássica ou instrumental e ensinamentos sobre a natureza como animais ou plantas, que podem passar mensagens de autoestima e força.

Resultados da meditação nas escolas
Em uma turma de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de Gramado (RS), a meditação da compaixão (tipo de meditação praticada pela ONG) foi desenvolvida diariamente em sala de aula durante oito semanas. Os resultados foram:

  • Redução da impulsividade;
  • Melhora da memória de trabalho;
  • Aumento da empatia.

Outros benefícios da meditação também puderam ser observados em sua aplicação ao longo dos anos em diversos países. Entre eles, estão:

  • Redução de estresse;
  • Redução de internações hospitalares e em seu tempo;
  • Redução no consumo de tabaco, álcool e outras drogas;
  • Melhora no desempenho matemático;
  • Redução de transtorno de déficit de atenção;
  • Redução da pressão arterial e frequência cardíaca;
  • Aumento da sensação de bem-estar e felicidade.

Outros métodos estão sendo aplicados ao redor do mundo e obtido bons resultados. Nos EUA, por exemplo, foi criado o programa Mindfulness na Mindful Schools, aplicado há mais de 10 anos em escolas públicas e privadas do mundo todo. Segundo pesquisa com 780 alunos em Oakland, na Califórnia, 83% dos professores que utilizaram o método perceberam o aumento da capacidade de foco nos alunos. Já 89% notaram melhor equilíbrio emocional e 76% reportaram mais compaixão nas atitudes.

No Brasil, o método é aplicado pela MindKids, iniciativa da professora de meditação Daniela Degani. Você pode saber mais sobre ele aqui. E nós queremos saber de você, professor,  o que acha dessa ideia?

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