Onde se encaixa a PNA no PNLD 2023?

23 de junho de 2022


O PNLD 2023, voltado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, já está acontecendo, e traz novidades. Esta já é a segunda edição na qual as obras devem estar adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Só que nesta edição elas também devem estar alinhadas à Política Nacional de Alfabetização (PNA).

Você sabe o que é a PNA?

Se a BNCC é o documento que organiza o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Por sua vez, a Política Nacional de Alfabetização, a PNA, busca adotar um conceito claro e objetivo para a estimulação das habilidades preditoras para alfabetização, com o objetivo de elevar a qualidade de aprendizagem em todo o território brasileiro.

A PNA, com base na ciência cognitiva da leitura, define a alfabetização como o ensino das habilidades de leitura e escrita em um sistema alfabético e prevê que as ações devem ter ênfase no ensino de seis componentes essenciais para a alfabetização: consciência fonêmica; instrução fônica sistemática; fluência em leitura oral; desenvolvimento de vocabulário; compreensão de textos; e produção de escrita.

Segundo o caderno lançado pelo do Ministério da Educação, o progresso nos estudos depende da aquisição de conhecimentos básicos: “Sem saber ler com compreensão, escrever corretamente e sem dominar conceitos básicos de Matemática, a criança não conseguirá percorrer com êxito sua trajetória escolar nem terá igualdade de condições e de oportunidades para alcançar seu desenvolvimento pessoal e contribuir com a sociedade”.

A elaboração da PNA surge, portanto, como um esforço para melhorar os processos de alfabetização no Brasil e os seus resultados. A política procura eliminar o analfabetismo funcional e alcançar as metas 5 e 9 do Plano Nacional de Educação (PNE) até 2024.

A PNA substitui a BNCC? 

Não.Ambas, à sua maneira, buscam melhorias no processo de ensino-aprendizagem da educação brasileira e podem atuar em conjunto. Na verdade, a PNA traz complementos e mais dados científicos relacionados ao que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prega, ou seja, uma sistematização. 

Qual a importância da PNA para o PNLD 2023?

Embora seja na Educação Infantil que uma criança começa a adquirir suas habilidades e competências relacionadas à leitura e à escrita, é só nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental que, de fato, se inicia formalmente a alfabetização. 

Por isso, é tão necessário prover as condições que possibilitem esse aprendizado durante o segmento. A PNA prioriza a alfabetização no 1º ano como uma de suas diretrizes e pretende que ela se complete até o 3º ano. Assim, todas obras do PNLD 2023, independente da sua editora, serão referenciadas pelas premissas desse documento, porém encadeadas nas habilidades da BNCC.

Fique por dentro do PNLD 2023!

Quais são os princípios, objetivos e as diretrizes da PNA?

Quer saber mais sobre a PNA, seus princípios, objetivos, diretrizes e afins? Preparamos um ebook que explica ponto a ponto a política e que vai te ajudar a entender que não é um bicho-de-sete-cabeças para acessá-lo, é só clicar aqui!