Oscar da educação: os 5 melhores filmes para a discussão do papel do professor na vida dos alunos

20 de fevereiro de 2019


Por Agência Bowie – Editora do Brasil

A educação é um compromisso do professor com a formação dos alunos de maneira integral. Dentro desse processo, além do desenvolvimento intelectual, é fundamental que sejam trabalhados aspectos físicos, emocionais, sociais e especialmente culturais. No clima do Oscar, principal prêmio do cinema mundial, que acontece no próximo domingo (24), a Editora do Brasil indicou cinco filmes que retratam diversos cenários propícios para uma discussão sobre o papel do professor na vida dos alunos.

A utilização de filmes como ferramentas de ensino contribui com a criação desse contexto. O estudante desenvolve poder de reflexão e uma visão mais global, se tornando o centro do processo de aprendizagem e capaz de partilhar a construção do conhecimento.

Conheça os títulos e o porquê eles foram escolhidos para “Oscar da educação”:

Sociedade dos poetas mortos
Título original: Dead poets society
EUA / 1989

Em um tempo em que os alunos não tinham opção de escolher suas profissões, o filme traz a história de um professor chamado Keating, caracterizado por métodos de ensino fora do convencional em relação à escola onde ele irá trabalhar: a Academia Welton, considerada uma das melhores escolas secundárias dos EUA, na qual predominavam valores tradicionais e conservadores.

Keating incentiva seus alunos a pensarem de maneira própria e a serem autênticos, fato que incomoda a escola, especialmente quando o assunto é a Sociedade dos Poetas Mortos. Interessados e envolvidos, os alunos gostam do novo professor e começam a superar seus medos e problemas.

Inspirados pelos ideais do professor, os estudantes decidem ressuscitar a Sociedade dos Poetas Mortos, fundada por Keating e seus amigos em sua época de colégio. Os alunos passam a fazer encontros noturnos em uma caverna para ler poemas.

Nesse momento, Neil, um aluno apaixonado por artes, ganha destaque no filme. Seu pai quer colocá-lo em um colégio militar, mas ele não aceita e comete suicídio. Como consequência, Keating é acusado de ser responsável pela morte do aluno. O diretor da escola assume suas aulas e os alunos fazem uma manifestação a favor de Keating.

Assista ao trailer – https://www.youtube.com/watch?v=bOukvR5ZydQ

O aluno: uma lição de vida
Título original: The first grader
Reino Unido / 2010

O filme é baseado história real de Kimani Maruge Ng’ang’a, queniano que foi preso e torturado por lutar pela liberdade de seu país. Ele fica sabendo de um programa governamental de escolas para todos e decide ir à escola aos 84 anos.

A narrativa mostra o preconceito e ódio da população local em relação a Kimani. A professora Jane Obinchu, que dá aula para turmas de crianças de seis anos, decide ajudá-lo e acaba sofrendo juntamente com o preconceito.

Maruge se candidata para trabalhar em uma escola primária que atende crianças de seis anos de idade. Graças ao apoio de uma das professoras, ele consegue o trabalho e acaba se tornando um grande educador.

De acordo com o Guinness Book, Maruge foi a pessoa mais velha a se matricular em uma escola primária. Em função de seu empenho e conquistas, o queniano foi convidado para fazer um discurso na sede da ONU, em Nova York, sobre o poder da educação.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vpD7KRKxqfk

A onda
Título original: Die welle
Alemanha / 2008

“A Onda” retrata a história de um professor escalado para lecionar sobre autocracia. O filme começa o com o professor de história Burt Ross explicando aos seus alunos sobre atmosfera da Alemanha, em 1930, a ascensão e o genocídio praticado pelos nazistas.

Os estudantes fazem questionamentos que levam o professor de história a realizar uma experiência pedagógica arriscada e radical: reproduzir na sala de aula práticas do nazismo.  Eles passam a utilizar o slogan “Poder, Disciplina e Superioridade” e um símbolo gráfico para representar “A onda”, nome dado a esse movimento criado dentro da sala.

Ross se coloca como  líder do movimento da “onda” e seus alunos o obedecem cegamente. Com o passar do tempo, a escola inteira acaba envolvida no fanatismo, até que um casal de alunos mais lúcidos e conscientes alerta ao professor ter perdido o controle da experiência pedagógica.

Ressaltando aos estudantes o sumiço dos sujeitos críticos diante de poder carismático de um líder e do fanatismo por uma causa,  o professor acaba por desmascarar a ideologia totalitária que sustenta o movimento.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=brnEKSEvtZg

Entre os muros da escola
Título original: Entre les murs
França / 2008

Em “Entre os muros da escola”, François Marin trabalha como professor de Língua Francesa em uma escola de Ensino Médio, localizada na periferia de Paris. Ao longo do ano letivo, ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aproveitem da melhor forma o conhecimento trabalhado nas aulas.

Trabalhando numa instituição pública de ensino médio, François procura estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes obstáculos. A sala de aula retratada no filme é um verdadeiro caldeirão de diferenças étnicas, sociais, raciais e econômicas, o que propicia um ambiente cheio de conflitos.

Além de ensinar a norma culta do idioma, François tem que fazer com que os jovens entendam que é fundamental seguir as regras da língua, mesmo que não usem em seu dia-a-dia. E para completar, o professor de francês tem de lidar com todos os conflitos que se passam com esses adolescentes.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, “Entre os Muros da Escola” é uma mistura de documentário e ficção. O título é baseado no livro do professor François Bégaudeau que, além de ter escrito o roteiro, também é protagonista do filme.

Assista ao trailer: https://www.youtube.com/watch?v=GY8LFSKzA4A

Pro dia nascer feliz
Brasil / 2005

“Pro Dia Nascer Feliz” é um documentário que traça o que pensam os adolescentes atualmente, tentando sempre manter uma visão sem preconceitos, seja em relação a alunos de colégios públicos ou particulares ou entre moradores da capital e do interior.

Com depoimentos de alunos de 14 a 17 anos, em escolas de cidades diferentes, o título retrata, sem generalizar, as semelhanças e diferenças entre os jovens, mostrando suas expectativas de futuro. O filme retrata quatro regiões diferentes, Manari, em Pernambuco, Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e o bairro de Alto de Pinheiros e a cidade de Itaquaquecetuba, em São Paulo.

Fruto de quatro anos de pesquisa, o filme aborda o sistema educacional brasileiro, mostrando depoimentos de estudantes de escolas da rede pública e privada, bem como de professores, familiares e membros da gestão, em declarações que abordam a banalização da violência e a desigualdade social.

Assista ao trailer: https://vimeo.com/18649867

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