Linguagem e suas Tecnologias: definições e desdobramentos no PNLD 2021

5 de julho de 2021


A área do conhecimento de Linguagem e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa) deve aprofundar conhecimentos estruturantes para aplicação de diferentes linguagens em contextos sociais e de trabalho, sempre considerando as possibilidades de oferta pelos sistemas de ensino. Nessa perspectiva, com as novidades do Ensino Médio, o PNLD 2021 busca trazer para as obras aprovadas as habilidades de Língua Portuguesa relacionadas a todos os campos de atuação e as específicas do campo das práticas de estudo e pesquisa e do campo artístico-literário.

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De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no Ensino Médio, o foco da área de Linguagens e suas Tecnologias deve estar “na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais; e no uso criativo das diversas mídias”.

O que diz o PNLD 2021?

Segundo o edital do PNLD 2021, todos os volumes da obra didática por área de conhecimento de Linguagens e suas Tecnologias devem assegurar a valorização da prática científica e da tomada de decisão cientificamente informada, com foco no desenvolvimento de processos de investigação. Na mesma proporção, deve-se explorar conceitos das linguagens para resolver problemas na vida cotidiana do estudante, oferecendo sistematicamente subsídios claros e precisos para a tomada de decisão.

Ademais, as obras devem trabalhar com a análise de textos das três outras áreas de conhecimento (Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) com intuito explícito de subsidiar a aprendizagem do estudante nas outras áreas. Juntamente com a proposição de atividades envolvendo o uso de representações diversificadas para a construção e a disponibilização da informação, incluindo modelos matemáticos e computacionais.

Dentro de Linguagens e suas Tecnologias, a Editora do Brasil tem aprovada no item “Obras por área do conhecimento” do Objeto 2 do PNLD 2021, a coleção InterAção Linguagens. Uma caminhada em que o percurso formativo é constituído de referências e proposições práticas relacionadas aos elementos que compõem as diversas linguagens da área e as articulações entre elas e os cruzamentos interdisciplinares, livres de aspectos “conteudistas” e que promovem uma aprendizagem mais efetiva e baseada em experimentações.

Vamos conhecê-la? 

InterAção Linguagens

Em sintonia com as recomendações para o Novo Ensino Médio propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), InterAção Linguagens busca trabalhar ao lado dos estudantes. A preocupação de apoiá-los em sua autonomia e na construção do conhecimento permeia todos os seis livros da coleção, seguindo:

  • O protagonismo do estudante em sua busca para identificar, compreender e consolidar sua identidade sociocultural;
  • A diversidade, alvo de conflitos causados por intolerância e falta de empatia;
  • A tecnologia, que exige uma nova forma de pensar e se comunicar;
  • As novas mídias e sua influência na educação;
  • A necessidade de entender a imaterialidade;
  • O lidar com o próprio eu, expresso na corporeidade.

Entre os destaques da obra, o Manual do Professor tem uma linguagem objetiva e convidativa, com abordagem de diversos desafios enfrentados pelos estudantes relacionados à vida profissional, à atuação na sociedade e ao modo de olhar o mundo, de conviver e se desenvolver em áreas de interesse. Além de dar autonomia ao professor, convidando-o a elaborar o próprio percurso formativo e autoral.

Que saber mais? Baixe o arquivo de experimentação aqui!

Fonte: Edital Consolidado PNLD 2021 – 07/04/2021; EDUCAÇÃO É A BASE.

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