Entenda a diferença das obras didáticas por área e componente do PNLD 2023

4 de abril de 2022


O Programa Nacional do Livro e do Material Didático tem sua edição mais recente, o PNLD 2023, voltada para a escolha do livro didático dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Dividido em quatro objetos, que funcionam basicamente como etapas, em cada um deles um tipo de obra será selecionado pelos órgãos oficiais e depois pelos educadores.

LEIA TAMBÉM: PNLD 2023 e a escolha do livro didático dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Como o PNLD 2023 tem novidades diversas perantes os editais anteriores, o #BLOGDABRASIL preparou alguns conteúdos explicativos, começando pelas obras didáticas por área e componente presentes nos objetos 1 e 2. Vamos conhecê-las?

PNLD 2023 – Objetos 1 e 2

No objeto 1 serão selecionadas as tradicionais obras didáticas, com livro do estudante e manual do professor. Já no objeto 2, as obras didáticas contendo livro e manual de práticas e acompanhamento da aprendizagem (fique atento ao blog, que esse será o tema de um futuro texto!), destinados aos estudantes e professores. Em suma, são materiais didáticos consumíveis e complementares ao objeto 1.

CONFIRA: O que é o material digital do professor do PNLD 2023? 

O diferencial é que cada obra didática, destinada aos estudantes e professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, prevista sob esses objetos, pôde ser inscrita sob duas categorias: obra por área ou obra por componente ou especialidade. 

Assim, a escolha do livro didático poderá ser realizada da seguinte forma:

  • O educador terá duas opções em alguns casos: em Artes, por exemplo, poderá optar por uma coleção da área de Linguagens, que inclui Arte e Educação Física, com cinco volumes consumíveis para uso do aluno e do professor e mais dois volumes de Educação Física apenas para o professor; 
  • A segunda opção é uma coleção por componente curricular de Arte, contendo também cinco volumes consumíveis para uso do aluno e cinco manuais do professor reutilizáveis. 

Segundo o edital do PNLD 2023, os volumes das obras didáticas da categoria 1, por Área, deverão apresentar coerência pedagógica, favorecendo a comunicação entre os conteúdos dos diferentes componentes curriculares e, ao mesmo tempo, preservando as especificidades e os conteúdos próprios construídos e sistematizados nos diversos componentes. 

Para entender, o quadro de obras por área fica assim:

[Área] Língua Portuguesa – [Componente] Língua Portuguesa;
[Área]  Arte e Educação Física – [Componente] Arte / Educação Física;
[Área]  Matemática – [Componente] Matemática;
[Área]  Ciências da Natureza – [Componente] Ciências;
[Área]  Ciências Humanas – [Componente] Geografia e História.

Como dito, com a exceção da Educação Física, todos trarão cinco livros do estudante impressos, um para cada ano, cinco manuais do professor impressos (Educação Física serão dois) e a versão do manual do professor digital (em HTML5). 

Já o quadro apenas por componentes fica assim:

[Componente] Arte;
[Componente] Educação Física;
[Componente] Geografia;
[Componente] História;
[Componente] Projetos Integradores.

Todos com cinco livros do estudante impressos, um para cada ano; cinco livros do estudante digitais; cinco manuais do professor impressos e cinco manuais do professor digitais. Novamente, apenas Educação Física se atém apenas ao material do professor (dois manuais impressos e digitais). Por último, a coleção Projetos Integradores também tem algumas especificidades: é dividida em dois volumes, disponíveis para o 4º e 5º anos e foca no trabalho interdisciplinar dos projetos.

QUER SABER MAIS SOBRE O PNLD 2023, CONFIRA: Fique por dentro do PNLD 2023

 

Siga atento ao #BLOGDABRASIL, que em breve voltamos com conteúdos sobre os demais objetos!

Fonte: Edital Consolidado PNLD 2023 – 23/02/2022.

 

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h