Entenda os modelos de escolha do PNLD 2023

16 de agosto de 2022


O PNLD 2023 é a edição do Programa Nacional do Livro e do Material Didático que  se destina à escolha dos livros didáticos, bem como de todo material didático complementar, para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

LEIA TAMBÉM: Onde se encaixa a PNA no PNLD 2023? 

E como funcionarão os modelos de escolha do PNLD 2023?

As Secretarias Municipais de Educação poderão organizar suas escolas em torno de três modelos de escolha:

  • Única para cada escola: a escola decide, individualmente, quais livros quer receber.
  • Única para cada grupo de escolas da rede: são criados conjuntos de escolas com características semelhantes (por exemplo: localização, desempenho em avaliações externas, número de alunos etc.) para que elas recebam as coleções mais votadas dentro daquele grupo.
  • Única para todas as escolas da rede: ocorre a unificação de 100% das escolas da rede. Todas elas deverão receber os mesmos livros, ou seja, aqueles mais votados no sistema.

Mesmo diante de uma escolha por grupos ou unificada, os professores devem participar da decisão coletiva em sua escola. Isso porque todas elas devem registrar o voto no sistema PDDE Interativo.

As escolas deverão ser comunicadas com antecedência pela sua rede de ensino sobre qual modelo de escolha foi decidido. Se nenhum modelo for oficializado, automaticamente, o modelo “escolha única para cada escola” passa a ser o padrão para todas elas.

Sou obrigado a escolher a mesma coleção ou editora para todas as opções?

Não. Os professores não são obrigados a escolher as mesmas coleções ou a mesma editora para os diferentes componentes curriculares, categorias ou objetos. Será possível combinar de acordo com o perfil pedagógico. Por exemplo:

  • Objeto 1 – Obras didáticas
    • Coleção de Língua Portuguesa da Editora A.
    • Coleção de Matemática da Editora B.
  • Objeto 2 – Livro e Manual de práticas
    • Coleção de Ciências da Editora C.
    • Coleção de História e Geografia da Editora D.

O importante é sempre se informar pelos meios oficiais do PNLD e tomar decisões bem ponderadas considerando o melhor para sua escola, prática e alunos!

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h