Buscando novas ferramentas educacionais? Aderir ao TikTok pode ser uma solução

13 de abril de 2021


Se você mora no planeta Terra, provavelmente já ouviu falar do TikTok. Caso não, vamos às apresentações: o TikTok é uma rede social que permite o compartilhamento de vídeos de curta duração, que podem ser editados com músicas, efeitos especiais, filtros e outros recursos. Lançado em 2017, atualmente, é um dos aplicativos de crescimento, em números de usuários, mais rápido. De acordo com um levantamento realizado pela SensorTower, consolidou-se como o mais baixado durante a pandemia de Covid-19: foram 2 bilhões de downloads só durante o primeiro trimestre de 2020. Todo esse sucesso trouxe diversos usos à plataforma, um deles é como uma excelente ferramenta educacional inovadoras

Você não leu errado! Sua qualidade para ser inserida em uma sala de aula inovadora são muitas, começando pelo fato de que é gratuito, portanto, facilmente acessível para todos. Além disso, uma grande porcentagem do público do aplicativo são jovens e, embora muitos conteúdos criados pelos usuários sejam cômicos ou focados nas tendências atuais, isso não é a única coisa que se pode encontrar por lá. Há também uma abundância de conteúdo educacional, que o próprio TikTok apoia com sua iniciativa #LearnOnTikTok

LEIA MAIS: Memes em sala de aula contextualizam ensino e aproximam estudantes.

Fomentando a sala de aula inovadora

Devido ao isolamento social que acompanha a pandemia de Covid-19, milhares de instituições em todo o mundo foram forçadas a transformar seus cursos presenciais em aulas ministradas online em plataformas como Zoom ou Google Meets. Mas, muitos professores, decidiram levar sua profissão para além da sala de aula e das plataformas de aprendizagem habituais. Agora, um número crescente de profissionais transmite parte de seus conhecimentos em vídeos curtos utilizando o TikTok como ferramenta educacional. Uma novidade que beneficia as gerações mais jovens e conecta melhor o educador com elas. Tudo isso sem deixar de instruir com qualidade.

O poder do vídeo

O vídeo fornece vários recursos pedagógicos, que incluem: fornecimento de experiências realistas e influência motivacional. Mais além, como uma metodologia ativa, traz a capacidade de controlar, revisar e envolver os estudantes como criadores de conteúdo e aprendizagem. Entretanto, criar um bom vídeo educacional requer não apenas conhecimento e habilidades de operação de câmera, produção e edição, mas também compreensão de aprendizagem multimídia.

O ideal, segundo a Teoria da Carga Cognitiva, é que em uma experiência de aprendizagem de vídeo de qualidade, o material se concentre apenas no conteúdo estritamente necessário. Além disso, o aprendizado é melhor quando os conceitos são apresentados em pequenos pedaços e as palavras e imagens correspondentes estão todas próximas. Bem como, quando dicas são usadas para direcionar a atenção dos estudantes para os conceitos-chave. Um vídeo do TikTok dura cerca de 60 segundos e, portanto, por padrão, força o usuário a se concentrar em apenas uma ou poucas ideias-chave e os princípios de multimídia são facilmente atendidos. 

Explorando o TikTok como ferramenta educacional

Utilizar o TikTok como ferramenta educacional é a oportunidade de promover a realização de um trabalho que envolva os estudantes, partindo de uma plataforma com a qual as culturas juvenis conversam e se relacionam. Dessa forma, estimulando a todos a compreender conceitos importantes. Desde a criação de vídeos em vez de tarefas escritas até usar o audiovisual como parte de uma apresentação, as formas criativas de usar esta rede social são muitas. Aqui estão algumas sugestões para tornar sua sala de aula inovadora:

Crie uma plataforma para toda a escola

Um dos grandes atrativos do TikTok é seu estilo de plataforma, que permite aos jovens se tornarem “influenciadores”. Ao criar um grupo para toda a escola, você incentiva os estudantes a se envolverem na comunidade. Por exemplo, peça que criem vídeos sobre os próximos acontecimentos da instituição. Isso não apenas promove os eventos, mas também pode mostrar o que a escola está fazendo a toda a comunidade em seu entorno.

Crie um projeto final 

Usar o TikTok para criar um projeto final permite que todos mostrem em que estão trabalhando. Divida as turmas em grupos e faça com que cada um assuma um papel dentro do projeto. Seja criativo com o material que será estudado e o produto final. Pode ser uma peça, um curta-metragem, um programa de TV e por aí vai.

Dê uma aula usando o TikTok como ferramenta educacional

Para uma aula de História, por exemplo, a turma pode criar videoclipes que resumam os principais pontos aprendidos em um tópico. Isso ajuda a entenderem o material ao ponto de serem capazes de fazer uma síntese com suas próprias ideias e interpretações. Mas, como eles podem ser compartilhados, isso também significa que os outros vão assistir e aprender angulações que não tinham percebido.

Você também pode entrar na plataforma para usá-la como sua ferramenta educacional de criar e prover conteúdo. Crie vídeos curtos sobre assuntos específicos que os estudantes possam assistir depois. É um ótimo método para destacar os pontos principais de uma aula, como um recurso de lição de casa, para ajudar a reforçar os pontos levantados. Com isso, os jovens não precisam se distrair fazendo anotações durante uma explicação, pois sabem que esses vídeos estarão disponíveis depois, permitindo que se concentrem mais no momento e as ideias sejam assimiladas de forma consciente. 

Evitando armadilhas de privacidade

A beleza da rede social é que ela é gratuita e aberta a um público global. A desvantagem disso é que nem todos os usuários são cuidadosos com o que publicam. Como esses vídeos podem facilmente se tornar virais, essa possibilidade se torna um problema significativo de privacidade. Também é possível que os pré-adolescentes e adolescentes encontrem conteúdo adulto. Então, com a ajuda das famílias, certifique-se de que eles estejam usando as configurações apropriadas para limitar a probabilidade de tudo isso ocorrer. As opções de privacidade do TikTok tornam possível evitar que a conta deles apareça nas pesquisas e, com as configurações corretas, estranhos não podem ver o conteúdo carregado, deixar comentários ou enviar mensagens não solicitadas.

O que você acha do uso do TikTok como ferramenta educacional? Conta para gente nas nossas redes sociais!