Como desenvolver o hábito da leitura na escola?

27 de outubro de 2021


Em 29 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Livro, data escolhida em homenagem ao dia em que foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, oportunidade para lembrar que ler é mais do que apenas um passatempo para os momentos de ócio. Na verdade, manter o  hábito da leitura regular tem benefícios incalculáveis para uma formação individual mais complexa e até para a saúde física e mental.

Como ter um hábito de leitura torna as pessoas mais saudáveis?

Por um lado, ler reduz o estresse mais do que ouvir música, tomar uma xícara de chá ou dar uma caminhada, pelo menos é o que alguns estudos indicam. Quando se trata de acalmar a mente, a leitura leva o prêmio máximo: reduz os níveis de estresse em 68%, diminuindo a frequência cardíaca e ajudando a relaxar os músculos tensos. Também é a atividade perfeita antes de dormir, já que a televisão, o computador e as telas dos telefones tendem a manter as pessoas acordadas à noite, mas um livro é uma maneira ideal de relaxar antes de cochilar. 

LEIA TAMBÉM: Como trabalhar literatura na educação infantil?

Ler também está associado a uma vida mais longa. Um estudo de 2016 observou o hábito de leitura de 3635 pessoas que liam livros por 3,5 horas ou mais por semana; apenas 3,5 horas por semana; e que não liam nada. Quando acompanhados por mais de 12 anos, descobriu-se que aqueles que liam livros por mais de 3,5 horas por semana tinham 23% menos probabilidade de morrer, e aqueles que liam livros por até 3,5 horas por semana tinham 17% menos probabilidade de morrer, quando comparado com aqueles que não leram livros. 

A leitura de livros teria uma vantagem de sobrevivência maior em relação a jornais e revistas, porque envolvem mais o cérebro no que os pesquisadores chamaram de “leitura profunda”, que “ocorre à medida que o leitor faz conexões com outras partes do material, encontra aplicações para o mundo exterior e faz perguntas sobre o conteúdo apresentado”. Essa leitura profunda é caracterizada por um aumento global do fluxo sanguíneo no cérebro, em contraste com a leitura superficial ou mais leve.

Dito tudo isso, como usar sua sala de aula para fomentar o hábito de leitura?

Para desenvolver o hábito de leitura nos alunos, primeiro é essencial criar um espaço de leitura. Para as crianças menores, esse local pode ter acessórios divertidos; para adolescentes, ser confortável e, em ambos os casos, ter uma variedade de livros. O espaço de leitura organizado e bem conservado ajuda os estudantes a ler com eficácia. 

A dica primordial é, fora as leituras obrigatórias do currículo, deixá-los ler de acordo com seus interesses e descobrir como pode ser grande o amor por esse momento de paz. Mas certifique-se de que os alunos estejam lendo apenas material apropriado para a idade, isso certamente irá desenvolver o hábito de leitura dos alunos. Ler faz parte da vida diária; não se trata apenas de sentar-se com um bom livro. Ensine-os que a leitura é mais do que apenas livros. Mostre que está em todo lugar e que encontrar momentos do dia a dia para isso é a melhor forma de evoluir individualmente.

Quer mais dicas de leitura? A Editora do Brasil tem uma grande novidade para contar: recentemente lançamos um portal chamado Livríssimo. A proposta é falar de livros, leitura, dar dicas especiais e estabelecer o diálogo sobre a temática com vocês, interessados em formar gerações de apaixonados por livros. Acesse aqui!

Revista Arco 43

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h