Como trabalhar literatura na educação infantil?

20 de setembro de 2021


Os benefícios para o desenvolvimento da linguagem da leitura com crianças de todas as idades não são poucos. Ler com elas permite interações envolventes, autênticas e ricas. Mas, como trabalhar literatura na Educação Infantil de forma envolvente? Quais preceitos os educadores precisam dominar?

BANNER_EDUCA EI

Por onde começar a trabalhar literatura na Educação Infantil?

É importante não esperar que os alunos se sentem e ouçam alguém lendo um livro do começo ao fim. Trabalhar literatura na Educação Infantil deve partir de perguntas e comentários, acompanhando os interesses dos pequenos por partes do livro, encorajando-os a apontar, comentar e descrever o que estão vendo e a responder a perguntas e compartilhar suas reações e sentimentos durante a leitura.

Esse processo facilita a construção ativa de significado ao longo da experiência de leitura, envolvendo as crianças ao mesmo tempo que as convida a interagirem. É importante, também, construir o conhecimento prévio sobre as palavras usadas e o contexto do livro antes de ler o texto. Da mesma forma, é preciso consolidá-lo após a leitura, com discussões antes, durante e depois.

Essas práticas de leitura permitem aos educadores lidarem com seus alunos durante as experiências de leitura de uma forma centrada nas crianças, mas de maneira responsiva e intencional.

Ao escolher um livro para trabalhar na sua sala de aula, pense sobre:

  • A idade, interesses, compreensão e habilidades linguísticas da sua turma;
  • Quais sons, vocabulário e gramática você gostaria de destacar e incorporar dentro da experiência de leitura;
  • Como os personagens, eventos e mensagens dentro da história serão atrativos;
  • Por último, o comprimento do livro. É importante se atentar a isso, pois a concentração dos pequenos não resiste a longos momentos, é melhor fazer várias sessões de leitura, do que uma de muitas horas. 

Toda a literatura infantil deve:

  • Envolver emocionalmente;
  • Fornecer oportunidades de interação para os educadores utilizarem como aumento da compreensão dos alunos sobre o livro;
  • Ser esteticamente agradável, com ilustrações ou fotografias interessantes.

LEIA TAMBÉM: Aprender brincando será ainda mais importante na Educação Infantil

Não se esqueça de dar vida ao livro

Tem dúvidas de como melhor trabalhar literatura na Educação Infantil? Leituras neste segmento costumam ser momentos em grupo mediados pelo professor. Na hora de ler, atente-se para pronunciar claramente as palavras e não se esqueça de incluir todas as partes da narrativa na descrição: cenário, personagens, enredo, resolução.

Envolva-os criando suspense emocional, enfatizando palavras, usando pausas. Use mudanças no seu tom para isso, bem como gestos, linguagem corporal e expressões faciais. Sempre aponte para o livro e expresse as emoções da leitura.

Revista Arco 43

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h