Como preparar as crianças para a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental?

9 de setembro de 2022


A transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é um dos primeiros grandes momentos da vida escolar de uma criança, e vem carregada de expectativas dos alunos, dos pais e da própria escola e professores.

DESCUBRA: Escuta ativa: troque o “preste atenção” por “como você está?” 

É necessária uma adaptação suave e conciliatória entre o mundo completamente lúdico da primeira infância para a aprendizagem mais massiva de conceitos acadêmicos do Ensino Fundamental, o que inclui iniciar de maneira gradual o processo de mudança já na Educação Infantil. 

Não há uma fórmula secreta de como apoiar essa mudança, mas algumas ações simples podem ajudar muito. Vamos conferir?

Como apoiar a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental?

  1. Converse com as famílias para diminuir a pressão sobre o aluno. Por mais que haja muito o que comemorar e fazer para se preparar para o grande dia, os esforços precisam ser discretos. Se for feita uma grande comemoração com esse marco, a criança pode acabar ficando mais preocupada do que animada.
  2. Faça perguntas aos alunos para promover o pensamento de alto nível, incorporar experiências práticas e incentivar as habilidades necessárias à nova rotina.
  3. Se a sua escola contemplar mais de um segmento, organize visitas a salas de aula de Ensino Fundamental, para que a turma tenha um gostinho do que será o futuro, possa observar e fazer perguntas.
  4. Se possível, participe de oportunidades conjuntas de desenvolvimento profissional com a equipe de outros anos e séries. É o momento ideal para observar e até mesmo pedir dicas de práticas que você já pode começar a inserir na sua sala de aula.
  5. Invista em obras capazes de preparar o estudante para a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, como:

Tic-tac: é tempo de aprender – Seriado

A nova edição de Tic-tac: é tempo de aprender – Seriado é totalmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Seu grande destaque é a inclusão do volume 3, ideal para a transição das crianças da Educação Infantil para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Além disso trata-se de uma coleção renomada e líder de adoção no segmento, que vem dentro de uma caixa com os livros curriculares: Linguagem, Matemática e Natureza e Sociedade e materiais complementares, como caderno de letra bastão, caderno atividades, kit de jogos e brinquedos (para o aluno), kit de histórias, kit de fantoches e cartazes (para o professor).

  

Também contempla material digital pronto para impressão, com atividades e materiais de apoio às aulas e Manual do Professor em formato inédito: um volume separado, com orientações acerca dos volumes curriculares e também do material complementar.

LEIA TAMBÉM: Aprender a aprender: como estimular a autonomia dos alunos?

Coleção Assim Eu Aprendo Integrado 

Conforme preconiza a BNCC, a Coleção Assim Eu Aprendo Integrado valoriza todo o conhecimento que as crianças estão adquirindo em vivências com suas famílias e, de modo recorrente, solicita que esse conhecimento seja compartilhado com os colegas, ampliando experiências e firmando novas aprendizagens ideais para lidar com a rotina para o 1º ano do Ensino Fundamental que virá.

No início de cada unidade são apresentados os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento explorados nas atividades propostas e seu Manual do Professor traz sugestões de atividades simples, práticas e lúdicas destinadas à expansão de temáticas abordadas em determinadas unidades. Além delas, como novidade, traz também um compêndio de cantigas, parlendas, quadrinhas, adivinhas, trava-línguas, instruções de dobraduras e brinquedos para confeccionar.

Revista Arco43 - 7º