O que torna a avaliação uma ação fundamental na escola?

30 de setembro de 2021


Afinal, o que torna a avaliação uma ação fundamental na escola? Por ser uma etapa crítica no processo de ensino-aprendizagem, ela determina se os objetivos da disciplina ou currículo escolar foram atingidos ou não. Um objetivo de aprendizagem é o que os estudantes devem saber ou serem capazes de fazer no momento em que concluem uma etapa de suas trajetórias acadêmicas. 

LEIA TAMBÉM: Novo SAEB: o que muda e como manter um bom desempenho?

De certo modo, a avaliação afeta muitas facetas da educação, incluindo notas, colocação e promoção do aluno, bem como currículo, necessidades de ensino e progressão escolar. Quando se trata de avaliar a educação brasileira, a Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica determina a estruturação de seus principais exames: Saeb, ENEM e Encceja. Vamos conhecê-los?

O que é Encceja?

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) permite averiguar as competências e as habilidades de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio nas idades determinadas, assim como pessoas privadas de liberdade ou que residem no exterior. O Encceja também é utilizado para obter certificação de níveis de ensino.

O que é Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o mais conhecido dessa lista, utilizado para aferir o domínio das competências e das habilidades esperadas na conclusão da Educação Básica. É o principal mecanismo de acesso à Educação Superior e aos programas governamentais de financiamento estudantil.

o que é Saeb? 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é, pela definição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), aplicador do exame, “um conjunto de avaliações externas em larga escala que possibilita realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante”. Por meio dele, as escolas podem conseguir evidências, estatísticas e estudos a respeito da qualidade de suas estruturas e currículos.

Mas afinal, o que torna a avaliação uma ação fundamental na escola?

Quando falamos sobre o que torna a avaliação uma ação fundamental na escola, o Saeb é um perfeito exemplo, pois funciona como uma ferramenta nacional de amostragem de resultados e melhoria individual e coletiva das escolas. Preparar os alunos para prestar o exame requer uma gestão atenta e cuidados de longo prazo. 

Para ajudar nessa missão, a Editora do Brasil tem uma novidade: o lançamento da solução CRESCER E TRANSFORMAR. Como seu nome já indica, os conteúdos e recursos didáticos, de maneira sistematizada e estratégica, focam na compreensão do nível de proficiência e oportunizam aos educadores a possibilidade de um planejamento pedagógico direcionado às necessidades de cada estudante, turma, escola, região ou estado, focados em crescer e transformar a comunidade escolar.

Ficou curioso acerca das possibilidades da CRESCER E TRANSFORMAR para a sua escola? Acessando aqui é possível saber mais sobre a coleção!

Novo Saeb