PNLD 2022: como inserir a literatura na Educação Infantil?

17 de janeiro de 2022


O PNLD 2022 segue em processo. Para quem não sabe, essa edição, voltada para a Educação Infantil, foi dividida em três objetos e duas fases. Anteriormente, na Fase 1, foram selecionados o Objeto 1 (com as obras didáticas destinadas aos estudantes, professores e gestores) e o Objeto 3 (com as obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseada em evidências). Agora entra em pauta o Objeto 2, que deve selecionar as obras literárias destinadas aos estudantes e professores, tema que levanta o bate-papo a respeito do local da literatura na Educação Infantil. 

LEITA TAMBÉM: Saiba tudo sobre o PNLD 2022 Infantil

Conheça as obras literárias do PNLD 2022

Essas as obras literárias serão divididas em três categorias: Creche I (0 a 1 ano e 6 meses), Creche II (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses) e Pré-escola (4 e 5 anos). Todas em volume único para o livro impresso do estudante e do professor e com um material digital em formato PDF e vídeo tutorial.

Em Creche I, por exemplo, o PNLD 2022 recomenda que a obra de manuseio do bebê foque em estimulação visual e motora; nomeação de objetos, personagens e lugares. Já a que o professor deve ler indica a estimulação visual e auditiva, familiarização da criança com textos orais, nomeação de objetos, personagens e lugares. 

Em Creche II, a obra para o manuseio das crianças pequenas buscará estimulação visual e motora, prática da direcionalidade horizontal da linguagem escrita e familiarização da criança com textos escritos. Por sua vez, o livro do professor orienta a estimulação visual e auditiva e a familiarização da criança com textos orais.

Já a obra voltada para a Pré-escola deve conter estimulação visual e motora, prática da direcionalidade horizontal e vertical da linguagem escrita, familiarização da criança com textos escritos. A do professor foca em estimulação visual e auditiva e familiarização da criança com textos orais. Entre os gêneros listados para esse trabalho com a literatura na Educação Infantil estão as fábulas originais, da literatura universal e da tradição popular, além de poemas, trava-línguas, parlendas, adivinhas, provérbios, quadrinhas, etc.. E até prescritivos, como instruções, guias, manuais, ciclo de crescimento, ciclo de vida e afins. 

Onde entra a literatura na Educação Infantil?

Os livros desempenham um papel importante no desenvolvimento social e acadêmico das crianças. Ler livros aumenta a competência linguística geral e, da mesma forma, o processo de ler, ouvir, questionar e responder a uma história fornece uma base para o pensamento reflexivo e crítico. Inserir a literatura na Educação Infantil é primordial para o desenvolvimento da criatividade, imaginação, empatia e até da colocação desta criança no mundo.

Ao trabalhar a literatura na Educação Infantil o lúdico deve ser o guia e as conversas críticas sobre o conteúdo podem acontecer de forma natural, por meio das perguntas que os professores fazem. Essas conversas vão além de indagações tradicionais sobre “quem”, “o que”, “quando” e “onde” para uma compreensão mais profunda sobre o que cada criança absorveu das histórias que ouviu ou leu. Todos os professores devem compartilhar literatura infantil envolvente, interessante e bem escrita em suas aulas, sem subjugar os pequenos. Ao serem expostos a diferentes gêneros, a leitura de cada um deve abrir a oportunidade de pensar criticamente sobre as representações textuais do mundo. 

FONTE: Edital PNLD 2022 Consolidado 28/09/2020