PNLD 2024: a BNCC nos Anos Finais do Ensino Fundamental

25 de maio de 2023


Seguindo os objetivos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o novo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) renovará os livros didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, isto é, do 6º ao 9º ano, das redes públicas de ensino.

Com os futuros desafios do Ensino Médio, esses alunos precisam ser preparados para as novas linguagens das matérias regulares. Por isso, o PNLD 2024 auxiliará os educadores e os estudantes a alcançarem seus objetivos com materiais atualizados, mais tecnológicos e acessíveis.

Competências e habilidades previstas na BNCC para essa etapa de ensino

A BNCC estrutura o ensino por meio de um panorama geral das competências e habilidades necessárias para cada etapa, mas, ainda assim, prioriza a liberdade na organização e estruturação do plano de ensino.

Devido à maior complexidade dos Anos Finais do Ensino Fundamental, os estudantes precisam apropriar-se das diferentes lógicas de organização de cada área de conhecimento. Durante esse período, os jovens deparam-se com uma grade curricular mais extensa, novos componentes e ainda mais professores.

A transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais deve ocorrer de maneira orgânica, com as adaptações adequadas, para evitar rupturas. O aprofundamento das matérias e o incentivo de habilidades, como responsabilidade, protagonismo e independência, são pontos essenciais descritos na BNCC.

As competências socioemocionais fazem parte do desenvolvimento integral dos estudantes e servem como base para as mudanças da adolescência em níveis físicos, emocionais, afetivos e sociais.

Desafios da implementação PNLD 2024

 

Os materiais ainda serão selecionados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão responsável pela realização da PNLD, e seu período de utilização será de quatro anos, entre 2024 e 2028.

 

Considerando as atualizações e novidades presentes nos Objetos 1, 2 e 3, as coleções didáticas precisarão conter uma estrutura física e digital. Para isso, as escolas públicas necessitam de investimentos para se equipar com as tecnologias imprescindíveis para o PNLD 2024 nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

 

Assim, superando essa grande barreira, será possível assegurar o acesso a uma educação melhor para estudantes, professores e sociedade, com o uso ativo dos novos recursos propostos pelo edital.

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