Quais são os eixos da Educação Infantil?

30 de agosto de 2022


De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os eixos da Educação Infantil são as interações e as brincadeiras que devem ser estruturantes das práticas pedagógicas, referenciando assim as diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI) e os Parâmetros e Indicadores de Qualidade.

LEIA TAMBÉM: Aprender a aprender: como estimular a autonomia dos alunos? 

A partir disso, destaca que as crianças desenvolvam habilidades com base em  eixos norteadores da Educação Infantil fundamentais para a evolução delas por fortalecer a capacidade cognitiva e a compreensão do que acontece ao redor.

Esses são os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, definidos segundo a Base como:

Conviver

Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.

Brincar

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

Participar

Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.

Explorar

Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.

Expressar

Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.

Conhecer-se

Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitário.

Para que servem esses eixos da Educação Infantil?

A ideia é que a partir dos eixos da Educação Infantil, as crianças pequenas possam aproveitar o processo de aprendizagem no lugar de se concentrar apenas no desempenho. Da mesma forma, os educadores e pais ganham mais espaço para enfatizar a alegria de experimentar as atividades e aprender algo novo, assim como mais tempo para ajudar as crianças a compreender que os erros são uma parte normal e bem-vinda do aprendizado. 

Revista arco43 - 7 Edição