A importância da leitura na Educação Infantil e como incentivá-la

8 de outubro de 2020


Existe um momento mágico entre os três e sete anos de idade, quando as crianças vão além da comunicação verbal e começam a desenvolver as habilidades de linguagem escrita. É uma transformação incrível. Crianças bem pequenas podem identificar letras e emiti-las. Por fim, chega-se o momento em que mais velhas aprendem a identificar palavras comuns e começam a escrever e ler por conta própria. Uma das maneiras mais duradouras de impactar o sucesso e a alegria dessa jornada é por meio do trabalho da leitura na educação infantil.

Aprender a ler e escrever abre oportunidades ilimitadas para as crianças, dando-lhes uma maneira inteiramente nova de se comunicar, expandir sua imaginação e aprender novas informações. Além disso, se aprenderem a gostar de ler, desenvolverão ainda mais as habilidades de leitura por conta própria e não será uma tarefa árdua ou que buscam evitar.

Quais são os benefícios da leitura para crianças?

A importância da leitura para as crianças não pode ser subestimada. Ler por prazer pode beneficiar a educação, o desenvolvimento social e cognitivo, o bem-estar e a saúde mental de uma criança.

Além disso, quando lemos um livro, colocamo-nos na história. Isso, para uma criança, é um forte exercício de empatia e visualização de problemas da vida real, bem como possíveis soluções. Nesse sentido, elas também adquirem uma maior compreensão das emoções, o que pode ajudar a entender a si e aos outros.

Outro grande benefício da leitura na Educação Infantil é o fomento à construção de relacionamentos mais fortes. Não apenas na sala de aula, com os professores e colegas de turma. Se um pai ou uma mãe lê com o filho regularmente, sem dúvida, ele ou ela desenvolverá um relacionamento mais forte com a criança.

A leitura oferece às famílias a oportunidade de ter um evento regular e compartilhado que tanto os pais quanto os filhos podem aprender. Além disso, proporciona às crianças sentimentos de atenção, amor e segurança, essenciais para a nutrição e o bem-estar.

alfabetização infantil em tempos de aula remota

Os primeiros passos da leitura na Educação Infantil

Se você é um professor, ler para a classe, provavelmente, é comum. No entanto, pode haver certas crianças em sua turma que só têm a chance de ler na escola e não encontram esse espaço em casa. Isso, por uma variedade de razões. Às vezes falta aos pais consciência da importância da leitura, às vezes falta acesso aos livros ou mesmo uma cultura que encaixe esse momento em casa. 

Assim, é de extrema importância o trabalho em sala de aula e, se possível, trazendo a família para ele. O educador pode, por exemplo, divulgar um boletim informativo. Crie com periodicidade quinzenal, mensal ou semestral, o importante é que ele detalhe o que a classe leu durante o período e por quê. Em seguida, mostre aos pais como eles podem continuar com o trabalho em casa. Por exemplo, se o docente estudou fábulas, inclua uma lista de sugestões de outras fábulas para que os pais possam lê-las em casa.

Que tal começar um clube do livro?

Outra boa ideia é começar um clube do livro. Como parte dele, o educador pode sugerir um livro por semana, ou mês, para que as crianças leiam em casa. Em seguida, trazer para a sala de aula uma conversa sobre a compreensão que tiveram da obra. Envolva as crianças. Divulgue a elas que ler é valioso e divertido. Peça que façam cartazes que incentivem outras pessoas a ler ou criem um mural para perguntar as outras turmas qual seu livro favorito e por quê. 

Tais práticas ajudam a fomentar o amor pela leitura, o que, consequentemente, os fará querer ler em casa. Por fim, deixe a turma saber que você lê e gosta. Converse com eles sobre um livro que leu recentemente ou sobre o seu livro favorito. Nos momentos de leitura em sala, enquanto estiverem concentrados em suas obras, leia também algum livro. 

Projeto de Leitura Monteiro Lobato

O Projeto de Leitura de Monteiro Lobato, da Editora do Brasil, é uma ótima ideia para  trabalhar a leitura na Educação Infantil. Com ele, as crianças viajam por uma jornada pelas áreas do conhecimento. Nas obras Viagem ao Céu e Reinações de Narizinho, Pedrinho, Narizinho, Emília, Visconde e toda a turma do Sítio embarcam em aventuras linguísticas, poéticas, científicas, históricas, artísticas, geográficas, interplanetárias e interliterárias. Ou seja, o trabalho interdisciplinar com ele será marcante e envolvente.

Elaborado com todo carinho e cuidado, cada volume da coleção é um convite ao manuseio e à leitura – individual ou compartilhada. Quer saber mais sobre o projeto de leitura e como utilizá-lo da melhor forma com as crianças? É só clicar na imagem abaixo!

Projeto de leitura Monteiro Lobato

Sementes para um futuro melhor

Dados da 5ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo Instituto Pró-Livro em parceria com o Itaú Cultural e realizada pelo Ibope, apontaram que, em geral, caiu o número de leitores no Brasil. Mas, nadando contra essa maré, cresceu o de crianças leitoras entre os 5 e 10 anos.

Entre elas, 48% disseram que leem por gosto. Infelizmente, essa porcentagem vai diminuindo gradativamente conforme se aumenta a faixa etária. Tal realidade, serve para nos alertar de construir bases sólidas de leitura na Educação Infantil, para que quando cheguem à fase adulta, possamos ter uma visão completamente diferente. 

Então, mãos à obra. Vamos juntos plantar as sementes do futuro? Conheça nossas obras de literatura para a Educação Infantil.

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